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O que fazer em caso de aquaplanagem

A situação de aquaplanagem transmite a sensação de leveza no volante para o motorista, justamente porque o pneu está patinado num filme de água. O carro não responde aos comandos do piloto porque os pneus não tocam o solo. Essa situação é extremamente perigosa.

Em casos de aquaplanagem, a primeira atitude a tomar é diminuir gradativamente a velocidade do carro. Tirando o pé do acelerador lentamente, nunca pisando no freio. Além disso, procure manter o volante firme na trajetória. Isso porque no momento em que as rodas voltarem a ter aderência (já tiverem passado pelo filme de água), as rodas continuarão alinhadas e o carro seguirá sua trajetória original.

Para evitar que ocorra a aquaplanagem deve-se manter os pneus em boas condições. Para isto basta observar o TWI. Pneus mais novos sempre devem ser colocados na traseira, e os mais antigos na dianteira, caso não sejam todos trocados ao mesmo tempo. Outras regras básicas são manter os pneus sempre calibrados, ter os quatro com mesma medida e com o mesmo desenho (para evitar que um tenha menos capacidade de drenagem da água que o outro), fazer o rodízio a cada 10 mil km e procurar trocar os quatro pneus sempre juntos.

Durante a ocorrência de chuva fique atento ao perceber o asfalto coberto por um espelho d'água. Um bom meio de perceber isso é olhando, pelo retrovisor, as marcas deixadas pelos pneus. Quando elas não forem mais visíveis, fique atento: você esta em aquaplanagem!

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